Empresas perdem muito dinheiro e por vezes podem falir se não realizarem uma gestão eficiente dos indicadores qualitativos de seu estoque – tenha em mente que o objetivo é sempre venda e também a lucratividade dos negócios.
Para um correto gerenciamento é importante que se conheça quais os principais parâmetros de medição e suas respectivas finalidades. Por exemplo, quando falamos de estoques, existem diversos indicadores que podem ser utilizados para essa atividade. Nesse trabalho vamos abordar dois deles – o giro e a cobertura de estoque.
Vamos começar pelas definições…
O que é giro de estoque?
É considerado em medidor de desempenho e demonstra a quantidade de vezes um determinado item foi renovado em um período de tempo. Pra ficar claro, quantas vezes ocorreu venda e reposição do item.
Para se definir o giro de estoque, basta realizar a soma de tudo que foi vendido e dividir pela média dos estoques dentro de um período específico de apuração. A grosso modo podemos afirmar que quanto maior for o giro melhor o desempenho.
Giro de Estoque = Total Vendido / Média dos Estoques
Bom, para encontrar a venda de um produto em um determinado período é muito simples, basta efetivamente somar as quantidades.
Agora, para calcular a média dos estoques são outros quinhentos… na verdade existem várias formas.
Vamos escolher uma – somaremos o valor do estoque inicial com o estoque do final do período e dividiremos este resultado por dois.
Na prática é assim:
Um varejista começa o mês com estoque de 25 unidades de ferro de passar roupas. Com o decorrer dos dias foram vendidas 9 unidades. Como o estoque baixou, foi necessário comprar mais 9 peças para reposição. Para bater a meta eles decidem realizar uma oferta e vendem mais 12 peças.
Total vendido: 21 unidades.
Estoque inicial: 25 unidades.
Estoque final: 13 unidades.
Média de estoque: 25 + 13 / 2 que vai ser igual a 19.
Então o giro de estoque fica assim:
Giro de Estoque = Total Vendido / Média dos Estoques
Giro de Estoque = 21 / 19 >> 1,10.
Ok! Chegamos ao resultado!
Agora você deve estar se perguntando, 1,10? Pra que serve isso?
Significa dizer que os produtos (ferro de passar) foram renovados 1,10 vezes durante o período. Se o número fosse menor do que 1, indicaria que o giro não ocorreu na mesma frequência e você pode ter alguma ineficiência na venda ou na quantidade comprada/enviada.
O que é cobertura de estoque (DDE)?
A cobertura de estoque ou Dias De Estoque é um indicador que mensura a quantidade de tempo que o estoque conseguirá atender a demandas futuras sem que o mesmo seja reposto.
Para calcular o DDE de uma mercadoria, basta dividir o estoque atual pela média de vendas em um determinado período. O período deve ser escolhido para atender a uma demanda de avaliação, por exemplo, uma semana, 45 dias, 90 dias e assim sucessivamente. Para alguns relatórios, é muito comum utilizar o período de 90 dias de vendas.
Cobertura de Estoque (DDE) = Estoque Atual / Média de Vendas
Na prática é assim:
Um varejista vendeu nos últimos 90 dias, 250 unidades de ferro de passar. Hoje ele possui 150 peças em estoque. Qual o DDE desse produto?
Período: 90 dias.
Vendas Totais: 250 unidades.
Venda média: 250/90 = 2,77 unidades por dia.
Estoque Atual: 150 unidades:
Cobertura de Estoque (DDE) = Estoque Atual / Média de Vendas
Cobertura de Estoque (DDE) = 150 / 2,77 >> 54 Dias.
Nesse exemplo, o produto atenderá a demanda durante 54 dias sem receber novos estoques.
Mas, para que serve esse número? Veja bem, de posse dessa informação você poderá tomar diversas ações para gerir os estoques.
Um número muito elevado de DDE pode significar que os estoques estão obsoletos, ou até mesmo comprometendo o seu capital de giro. Lembre-se, estoque parado é dinheiro parado.
Por sua vez, o número muito baixo de DDE pode significar perdas de venda por ruptura e perder o cliente para a concorrência.
Veja bem, os dois indicadores mencionados acima são extremamente importantes para a gestão de negócios, como por exemplo, o negócio varejista. Se forem combinadas em relatórios como o de CURVA ABC, as chances de se realizar um bom trabalho de gestão são muito maiores.
No quadro abaixo você poderá ver de forma resumida as principais características e diferenças entre esses dois indicadores.

Esses são dois indicadores de estoque que podem ser utilizados, porém, existem outros e sua utilização dependerá de característica de negócios e times gerenciais.
O fato é, empresas que querem atingir níveis maiores de operação precisam cuidar de forma estruturada e estratégica dos seus principais indicadores de gestão.
Invista tempo e recursos em conhecimento, ferramental e times que entendam essa importância.
Boas vendas e sucesso!!